Nos dias atuais vivenciamos um momento de transição nos preços dos imóveis rurais. Isto devido à alta nos preços dos produtos agrícolas (de uma forma quase geral) e da alta do dólar. Por este motivo se faz necessário ter muito cuidado na correta avaliação do seu imóvel e na indexação no caso de um negócio com prazo. Mas não podemos parar para ver no que vai dar, como sabemos, o agro não para.
Os principais passos para avaliação são:
- Saber o índice de aproveitamento, tudo tem valor, mas cada situação tem seu peso.
- Uma detalhada análise de solo, para apurar o quanto se fará necessário investir para obter uma plena produção.
- Identificar as principais aptidões da terra, pecuária/lavouras (soja, arroz, floresta…).
- Localização, logística em relação ao acesso aos insumos e destino final da produção.
- Identificar o clima e até o microclima da região e a disponibilidade de água para o gado e/ou irrigação.
- Levantamento da infraestrutura, edificações, instalações e aramados.
- Situação documental, desde mapas detalhando a área, georreferenciamento, situação fiscal e junto ao registro de imóveis.
Com as informações acima será possível avaliar de forma correta e assim possibilitar um negócio justo para vendedor e comprador.
Outros fatores que influenciarão no valor final de venda serão as condições de pagamento, prazos, aceitação de permuta, correção ou conversão em produto.
Daí a importância de procurar um bom corretor de imóveis, que tenha uma equipe qualificada para dar credibilidade e tranquilidade para as partes, afinal são negócios que envolvem patrimônio de grande valor.
Boa sorte em seus negócios!
Estamos a disposição para prestar os melhores serviços!
Relato do Corretor de Imóveis Alcindo Kunde Westphal – CRECI 12.848, especialista em Áreas Rurais, há 30 anos no Mercado Imobiliário.