Para as pessoas que irão alugar um imóvel, uma das maiores preocupações são os documentos exigidos. Ainda mais que muitos documentos são exigidos tanto pelo locatário, locador e fiador (se houver).
Se você já tem um imóvel em vista para locação, é recomendado preparar toda a documentação o quanto antes, para não atrasar a entrega e ainda correr o risco de alguém chegar na sua frente e alugar o imóvel que você escolheu, pois normalmente a preferência se dá até 3 dias.
Os documentos nada mais são do que uma segurança para ambos os lados. Sendo apresentados e analisados a fim de garantir a segurança para o locatário e o locador.
Pensando nisso, a Imobiliária Alcindo organizou um checklist com todos os documentos que você precisa ter em mãos na hora de alugar um imóvel e assim agilizar o tramite.
Confira abaixo:
Inquilino e Fiadores
- Cópia dos documentos pessoais do casal (se for o caso)
- RG e CPF;
- Não ter pendências no SPC;
- Certidão de Estado Civil;
- Comprovante de residência atualizado;
- Certidão atualizada do imóvel sem ônus;
- Comprovante de renda dos três últimos meses (fiador e inquilino)
Garantias Aceitas
- Fiador com 02 imóveis sem ônus;
- 02 fiadores com um imóvel cada, sem ônus;
- Ou ainda Seguro Fiança.
- Ter imóvel próprio sem ônus
O que é o Seguro Fiança?
Nem sempre é fácil conseguir alguém que queira ou pode ser seu fiador. E, para substituí-lo, você pode optar pelo seguro fiança. A Imobiliária Alcindo faz o seguro fiança com a Porto Seguro mas fica a critério do cliente.
O valor do seguro fiança varia, conforme o valor . Mas, fique tranquilo, que ele não passa dos três aluguéis que servem como garantia para o proprietário. E o pagamento deve ser à vista.
O Seguro Fiança tem sido muito procurado para a locação de imóveis residenciais, já que dispensa a burocracia do fiador, diminuindo a papelada e agilizando o processo de locação. O Seguro Fiança é válido por 12 meses.
Aprovação de contrato
- Após os documentos serem entregues a imobiliária, será repassado ao nosso setor jurídico para análise de cadastro;
- A resposta da aprovação será no prazo máximo de 48 horas.
Contrato
- Assim que o contrato estiver aprovado, redigiremos o contrato de locação, me comunicando para recolhimento das assinaturas;
- O contrato estará em 2 vias, deve ser rubricado em todas as páginas e assinado na última;
- Após, reconhecer as assinaturas em cartório por locatários de fiadores, inclusive cônjuges;
- O reconhecimento das assinaturas dos fiadores pelo cartório somente será feito com a presença dos mesmos.
Vistoria
- Vistoria é feita por funcionário da imobiliária com todos os detalhes do imóvel inclusive com fotos.
- Após a vistoria entregue ao locatário será dado o prazo de 7 dias para revisão da mesma.
Liberação do Imóvel
- Termo de vistoria do imóvel (assinado) e com firmas reconhecidas;
- Termo de entrega das chaves (assinado)
- Seguro pago;
- Transferência da conta de luz para o nome.
O que precisa estar num contrato de locação?
Além do checklist que apresentamos para imóvel para locação, saiba o que deve constar em um contrato de locação de imóvel:
Nome, endereço e qualificação das partes
Os dados do locatário e locador devem constar obrigatoriamente no contrato de locação. Caso haja fiador, os dados dele também deverão estar no contrato. Os dados que vão no contrato são: nome completo, o estado civil, o número da identidade, do CPF e a profissão.
Valor do aluguel e o índice de reajuste
O valor do aluguel deve vir expresso no contrato do imóvel para locação. Assim como, o índice de reajuste e quando o valor sofrerá alteração. Vale ressaltar que o índice de reajuste só poderá ser aplicado no valor da locação após 12 meses de contrato. Ou seja, para contratos de mais de um ano.
Garantia de locação
Caso a garantia de locação não for o fiador, deve ser feito um seguro fiança.
Descrição das despesas
No contrato também deve ser discriminada despesas que ficarão a critério do inquilino, como: IPTU, condomínio, seguro incêndio, água, luz e outras possíveis taxas.
Destino do uso imóvel
O objetivo da locação deve ser expresso claramente no contrato de locação. Ou seja, precisa estar bem especificado se se trata de uma locação residencial ou comercial.
Vigência do contrato
No contrato de locação também deve constar o período vigente do aluguel.
Termo de vistoria
O contrato deve trazer todos os detalhes de como se encontram as condições do imóvel, como pinturas de parede, janelas em boas condições, móveis (se tiver) e outros.
Multa rescisória
A multa rescisória é proporcional ao tempo que falta para cumprir o contrato.
Vale ressaltar que a lei isenta a multa em alguns casos, como a mudança do locador de cidade por motivo de transferência profissional.
Assinaturas
Obviamente, todos os envolvidos devem assinar o contrato do imóvel para locação, assim como rubricar todas as folhas do documento e reconhecer as assinaturas.
Se você está pensando em alugar um imóvel, antecipe-se e risque todos os itens do checklist!
Agora que você já sabe quais documentos precisará entregar para a Imobiliária Alcindo, antecipe-se e garanta seu imóvel para locação.
Acesse o site: www.alcindoimoveis.com.br