Documentos necessários para financiar um imóvel

23 Março / ALCINDO IMÓVEIS / #vendas
Documentos necessários para financiar um imóvel

Quer saber quais são os documentos necessários para financiar um imóvel? Então não perca as dicas que nós da Imobiliária Alcindo Imóveis preparamos para você!

O financiamento de imóvel é uma prática bastante comum que ajuda diversas famílias. Porém, com ele, surgem inúmeras dúvidas e burocracias, das quais nem todos possuem conhecimento.

Sendo assim, ao longo deste artigo, queremos explicar para você um pouco mais a respeito do financiamento de imóvel e apresentar os documentos necessários. Acompanhe o conteúdo que preparamos!

 

Financiamento bancário como opção

O processo de financiamento de imóvel ainda gera muitos questionamentos e — por que não? — certo medo em quem precisa aderir a ele. Esse receio não está relacionado apenas ao não entendimento quanto ao passo a passo do procedimento, mas, também, aos requisitos determinados.

Temos, ainda, que muitas pessoas enxergam o financiamento bancário como uma grande dívida sem fim. Entretanto, isso tem mais a ver com a falta de organização financeira do usuário do que com o processo em si, sabia?

O grande ponto de financiar um imóvel é que há taxas envolvidas. Consequentemente, se você optar por fazer um acordo com maior prazo para pagamento das mensalidades, porém não pagá-las em dia, é normal que os valores aumentem, juntamente com as taxas de juros.

Por conta disso, antes de tomar uma decisão sem apoio referencial para entender o processo, pesquise a instituição financeira de sua preferência ou converse com a construtora, caso o imóvel seja novo. Assim, será possível analisar as taxas, o tempo para a quitação da dívida e o valor de entrada.

Com tudo organizado e esclarecido, o financiamento de imóvel pode ser a chave que falta para seu sonho se tornar uma realidade. Contudo, vale lembrar, ainda, que alguns documentos serão exigidos, até para que a instituição envolvida tenha certeza de que você atende aos requisitos.

No próximo tópico, explicaremos em mais detalhes sobre essas exigências e quais documentos podem ser solicitados. Confira as informações!

Antes de falarmos sobre os documentos, importante mencionar que, para aderir ao financiamento de imóvel e conseguir aprovação sem maiores dores de cabeça, o usuário solicitante precisa estar dentro do perfil atendido pelo programa. Entre as exigências, podemos citar:

  • comprovar a maioridade civil, ou seja, ser maior de 18 anos;

  • ter renda suficiente para demonstrar a capacidade de quitar as mensalidades do financiamento;

  • Não ter pendencias no CPF em órgãos como SERASA e SPC.

Com os itens anteriores em dia e uma organização financeira adequada para conseguir pagar as prestações, é necessário ir até a imobiliária, banco ou contatar a construtora de seu interesse, tendo em mãos alguns documentos.

Na sequência, separamos cada um dos dados exigidos, incluindo os do comprador, do vendedor e do próprio imóvel que está em jogo. Toda essa papelada será essencial para que o processo funcione. Vejamos!

 

Documentos do Comprador

Para que você consiga se cadastrar no financiamento de imóvel, precisa ter uma pasta com documentos importantes que serão analisados atentamente pela instituição escolhida. Entre eles, temos o RG, o CPF e a carteira de trabalho, tanto originais quanto uma cópia de cada.

Também é preciso apresentar a certidão de nascimento (caso seja solteiro), casamento ou união estável (em situação de haver outra pessoa envolvida), bem como o comprovante de residência e renda. Neste último, devem constar o extrato bancário, o imposto de renda e os holerites.

Se casado em comunhão de bens ou separação de Bens, é necessário ter em mãos o pacto antenupcial. Já se for divorciado, a averbação do divórcio será exigida. Por fim, se for viúvo, a averbação do óbito e a certidão de casamento.

Ainda são requeridas as declarações negativas de propriedade e imóveis, as quais podem ser emitidas pelo Registro de Imóveis e pela prefeitura da cidade onde você reside no momento, respectivamente. Já pela internet, no site da Receita Federal, é possível retirar uma certidão conjunta de débitos.

 

Documentos do vendedor

O vendedor do imóvel também precisará apresentar alguns documentos, caso a instituição escolhida o exija. Isso para que seja analisado o histórico da pessoa, certificando-se da propriedade do bem e se não há pendências com a justiça, pois, do contrário, o imóvel pode ser penhorado.

No caso, a documentação solicitada é a mesma para comprador e vendedor, porém, este não precisa apresentar comprovante de renda, declaração do Imposto de Renda, extratos bancários e declarações negativas.

No lugar dessas informações, são requeridas a certidão de feitos ajuizados, a qual pode ser obtida pelo site da Justiça do Trabalho; e a certidão de distribuição, que pode ser pega por meio do site da Justiça Federal.

Por sua vez, as certidões negativas de débitos estaduais, ações cíveis e do imóvel podem ser retiradas, respectivamente, no site da Fazenda Estadual, no Fórum e na Prefeitura Municipal, no Setor de Tributos.

 

Documentos do imóvel

A situação legal do bem envolvido também é de grande importância no momento de optar pelo financiamento de imóvel, caso ele seja usado. Somente estando tudo em dia a instituição poderá dar entrada no processo.

Nesse sentido, é necessário ter em mãos a certidão atualizada com ônus e ações, que pode ser retirada pelo Registro de Imóveis, com validade de até 30 dias, negativa municipal (IPTU), negativa de condomínio, contas de agua e luz quitadas.

Já se o imóvel for novo — independentemente da instituição escolhida para realizar o financiamento —, é solicitado o ART, que pode ser conseguido na Prefeitura Municipal, no Setor de Obras; assim como a Síntese do Memorial Descritivo e a planta da casa ou do apartamento.

Caso ainda tenha dúvidas relacionadas aos documentos, seja do imóvel, seja dos envolvidos, entre em contato com o setor de escrituração da Imobiliária Alcindo Imóveis.

 

 

Como pudemos observar, financiar um imóvel requer uma lista considerável de documentos, mas cada um deles é relevante para que o processo ocorra da melhor forma e, melhor ainda, seja aprovado sem grandes empecilhos.

Inclusive, se a insegurança for seu ponto fraco, ter a ajuda de uma imobiliária durante essa jornada é uma segurança para você tomar uma decisão assertiva.

Aliás, nós, da Imobiliária Alcindo Imóveis estamos aqui para auxiliar no que for preciso com o objeto de alcançar seu sonho.

 

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