Animais de estimação em casa: dicas para uma convivência saudável

02 Setembro / ALCINDO IMÓVEIS / #dicas
Animais de estimação em casa: dicas para uma convivência saudável

Ter um animal de estimação muda a vida de muita gente. Seja simplesmente pela companhia ou pelas lições que essa relação de afeto ensina, a verdade é que o bichinho acaba virando praticamente um membro da família.

Se você está pensando em ter um animal de estimação (de quatro patas ou não), confira a seguir as dicas para preparar a casa e/ou apartamento e as vantagens dessa atitude – inclusive para a sua saúde.

 

Minha casa e meu animal de estimação

Ter animais de estimação em casa pode parecer algo bem desafiador, pois inúmeros são os questionamentos sobre onde o animal ficará, onde irá dormir, onde vai brincar e em que lugar realizará suas necessidades.

Em primeiro lugar você deverá escolher tipo de animal de estimação você quer, podendo ser gato ou cachorro, para isso é importante analisar o porte do animal e o espaço que será disponível para o animal. É preciso eleger um cantinho para que o bicho descanse, coma e faça as suas necessidades. Esse processo pode exigir tempo e paciência, mas é um investimento a longo prazo. Uma vez acostumado, o pet passará a respeitar esse espaço.

Considere também outros elementos do seu ambiente. Por exemplo, quem tem piso de madeira, precisará escolher uma área que possa ser lavada, como as lavanderias e áreas de serviço.

O ambiente deverá ser seguro, sem objetos cortantes, que possam ser roídos ou que o animal possa destruir facilmente e o mais importante, nunca deixar produtos de limpeza próximos ou acessíveis onde o pet possa ter contato.

Manter uma rotina de limpeza e organização é essencial, pois evita o acúmulo de pelo tanto para que tem gatos, quanto para cachorros, bem como evitar cheiros desagradáveis que aparecem.

 

As plantinhas e os animais

Todo mundo ama uma planta em casa, não é mesmo. Mas se você tem animais de estimação, precisa saber qual tipo de planta está colocando dentro de casa. É preciso prestar atenção, já que algumas plantas são tóxicas e não devem ficar ao alcance de seus bichinhos de estimação.

Aqui tem algumas plantas tóxicas para animais de estimação: Antúrio, Copo de leite, Costela de Adão, Espada de São Jorge; entre outras. Não esqueça de pesquisar antes de comprar uma plantinha.

 

Saúde e bem-estar animal

Animais de estimação podem exigir um cuidado extra. É importante manter o ambiente limpo, ter uma área para o animal fazer suas necessidades, podendo ser uma área no pátio, ou uma sacada por exemplo, onde ficará seus recipientes de água e comida.

É muito importante dar ao seu animal de estimação, principalmente se for cachorro, alguma coisa para roer e mastigar, ou ele pode acabará roendo seus móveis, principalmente enquanto for filhote.

Para os gatos, os arranhadores, são ótimos para evitar que arranhem móveis e desfiem sofás, cortinas e colchas. Brinquedos pendurados e prateleiras que possam escalar vão mantê-lo ocupado.

É importante que o animal tenha brinquedos para brincar e ocupar o seu tempo, que ajudará no bem-estar do animal.

 

Convivência e vizinhos

A regra essencial para manter um bom relacionamento com seus vizinhos é o bom senso. Por isso, sempre mantenha o seu animal de estimação, se for cachorro, no colo ou preso na coleira quando for andar por áreas comuns.

Ao sair com seu pet não se esqueça de sempre juntar as necessidades do seu animal de estimação, além de evitar o mau cheiro, contribuirá para a limpeza do local.

Caso você venha a ter algum problema com algum vizinho por conta do seu animal de estimação, procure conversar com ele para resolver o problema da melhor forma possível e acima de tudo, respeitar o espaço e a convivência com os demais moradores.

 

Esperamos que tenha gostado dessas dicas sobre ter animais de estimação em casa/apartamento.

Se você tem alguma dica preciosa, conte para a gente!!

Compartilhe

Anuncie na Alcindo Imóveis

Oferecemos consultoria em negócios imobiliários impulsionados com transparência.

QUERO ANUNCIAR