Caminho Pomerano: Um roteiro para visitar em todas as estações do ano

15 Abril / ALCINDO IMÓVEIS
Caminho Pomerano: Um roteiro para visitar em todas as estações do ano

O roteiro de turismo rural Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul na metade sul do estado, possui 10 atrativos diferenciados para receber visitantes com foco na preservação da cultura Alemã/Pomerana.

O percurso apresentado ao visitante do roteiro de turismo rural e que passou a ser conhecido como Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, de certa forma, criou uma sequência de quadros que pretendem retratar um pouco da história dos imigrantes europeus assentados nessa região e que, na sua maioria era proveniente da antiga Pomerânia e conforme o escritor e pesquisar Jairo Scholl Costa "a instituição do Caminho Pomerano foi um dos mais avançados projetos de manutenção da cultura e tradições pomeranas feitos no Brasil sem correspondente no resto do mundo onde imigraram pomeranos, inserindo-os no trading turístico".

O Caminho Pomerano tem recebido muitos visitantes, encaminhados através de agências de turismo de todo estado, grupos de terceira idade e estudantes.  Isto faz com que por meio do trabalho desenvolvido pela Agência de turismo local, denominada de Maria Faceira, com a participação da Turismóloga Ana Jane Saraiva e do condutor local de turismo, Rodrigo Seefeldt, os visitantes tem a oportunidade de conhecer as belezas dessa colônia pomerana de São Lourenço do Sul e possam saborear a gastronomia típica, apreciar seus acervos históricos, conhecer plantas medicinais, colecionismo, artesanatos e assistir à apresentação da história da "noiva de preto".

·         Sabores do Sítio: Conta com espaço gastronômico e de lazer, oferece almoço e café colonial. Possui ampla área ao ar livre e conta com passeio de trator, trilha e cachoeira. Além de produção própria de licores, doces e conservas.

·         Casa das Cucas Pomeranas: Espaço que mantém viva as lembranças dos seus antepassados e as tradições pomeranas, através da receita da tradicional cuca. Junto ao espaço possui artesanatos, comercialização de bolachas, pães e cucas.

·         Plantas e Ervas de Inêz Klug: Neste espaço o visitante poderá aproveitar  contato com a natureza, aprender sobre as propriedades das plantas e ervas medicinais, degustar o Maischnaps (cachaça com ervas) e desfrutar de uma relaxante mandala. Artesanatos e produtos a base de plantas.

·         Memórias Und Andenken: Local que recria a história de uma família que cruza o atlântico, vindos da antiga Prussia/Pomerânia ao Brasil, com acervo contado através de antiguidades, carros antigos, objetos, fotos, artesanatos e destaque especial para um vestido centenário. Há artesanatos e licores para comercialização.

·        Apresentação do Casamento Pomerano (itinerante) – Momento especial onde é apresentado a historia do convidador e da noiva de preto personagens símbolos do roteiro.

·         Sítio Terra da Pitaia: Propriedade familiar que se dedica ao cultivo e comercialização de pitaias in natura e produtos processados da fruta. Confecção de artesanatos em madeira.

·         Recanto das Bergamotas: Bergamotas precoces, japonesa sem sementes, frutas doces e maduras. No recanto das Bergamotas em Boqueirão tem consumo no pomar e o visitante colhe a propria fruta.

·         Café Platô: Espaço Gastronomico que através da culinária local apresenta lembranças lindas e afetivas, cheias de emoção, conexões e histórias.

Pousada Velho Casarão: localizado em Boqueirão Velho, 1º distrito, com atendimento sexta e sábado. Oferece hospedagem alternativa e visitação a propriedade rural.

 

Loja Silvia Chocolates Artesanais, localizada na Rua Júlio de Castilhos nº 1825 com atendimento sexta e sábado. Arte em formato de chocolate! Fábrica, café e loja onde você encontra chocolates produzidos artesanalmente, além de cestas e presentes para criar momentos únicos e especiais.

Outros empreendimentos:

·         Restaurante Sal e Brasa: na localidade de Boa Vista

·         Restaurante Nona Bray: Na Rua Avenida Marechal Floriano Peixoto nº 1118, São Lourenço do Sul.


_______________________


Faça esse lindo passeio e aproveite!

Contatos:

Agência Maria Faceira
(53) 98467.8816 ou (53) 99101.3821



   

 

   

Compartilhe

Anuncie na Alcindo Imóveis

Oferecemos consultoria em negócios imobiliários impulsionados com transparência.

QUERO ANUNCIAR